OBJECTIVO:

- Explicar de forma clara e com a maior simplicidade possível, a análise de resultados dos exercícios aqui propostos.

São postados vários exercícios e respectiva resolução, mas, o mais importante é a explicação da sua resolução.

Propomos a resolução de alguns exercícios, dos quais, apenas são ilustradas as soluções para que possa verificar seus conhecimentos.

Na eventualidade de surgirem dúvidas, o que é normal, poderá com certeza expô-las. Trataremos de analisá-las garantindo que o seu problema seja resolvido.

"A FORMA COMO SE OLHA PARA A MATEMATICA É O SEGREDO".

22/12/2011

Operações entre Sinais / Quadro De Sinais

Nas operações de Soma / Subtracção deve-se ter em atenção a 2 conceitos:
  1. A operação a realizar: Se devemos somar ou subtrair os valores;
  2. Qual o sinal do resultado da operação: sempre o sinal do maior valor no cálculo.
Nas operações de Multiplicação / Divisão basta seguir a seguinte regra:
  1. Sinais iguais: resultado positivo;
  2. Sinais diferentes: resultado negativo.


Operações entre sinais (Soma)


Operações entre sinais (Subtracção)
Operações entre sinais (Multiplicação)


16 comentários:

  1. No caso: -2^2 = 4
    porém, -(2)^2 = -4

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    1. Tudo depende da afectação dos parenteses, veja:

      -2^2 =-4 e -(2)^2 =-4 ;
      o resultado é o mesmo, em ambos os casos apenas o valor 2 é afectado pelo quadrado, mas:

      (-2)^2 = 4 e 2^2 = 4

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    2. Neste caso "-2^2" não: entende-se que tudo está sendo elevado ao quadrado, ou seja, é o mesmo que "(-2)^2" resultando em "+4".
      O parenteses precisa estar explicito assim "-(2)^2" para resultar em "-4".

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  2. se for (-2)^2 pensa que vai ser o proprio -2 ao quadrado, ou seja -2 vezes -2=4..........agora se for-2^2 vai ser -4 porque pensa que voce faz o quadrado do 2 e depois coloca o sinal negativo

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  3. Normalmente quando você faz operações de potencias os parenteses são mais importante, veja:
    (-2)^2 = 4 ---- até ai penso que não tem duvidas, mas, se for:
    -(2)^2 = -4 --- visto que o sinal esta fora dos parenteses, o mesmo se verifica com:
    -2^2 = -4 ---- porque você não tem nada que indique que o sinal negativo faz parte da potencia ou do quadrado, neste caso, o quadrado só se aplica ao numero 2 e não ao sinal. Caso contrário, deveriam ser usados parenteses para indicar até onde se estende a potencia ou quadrado no caso.

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  4. eei preciso de aprender isso o mais rapido possivel mi ajudem pois se nao eu vou ficar na retençãoo pfpfpfpfpf

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  5. Muito Obrigada,me ajudou muito!

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  6. GOSTARIA QUE RESOLVESSEM : -

    2+5X3+4 = ?

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    Respostas
    1. Eu acho que é assim:
      2+5x3+4=
      2+15+4=
      2+19=
      21

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    2. primeiro sempre se resolve multiplicação, depois adição, então:
      2+15+4 = 21

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  7. ola, gostaria de saber como ficaria nesse caso:
    -x^2 sendo o valor de x = -3
    me ajudem por favor!!!

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  8. o que seria a função do parentese?

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  9. seja você organizador e criador desse blog quem for , jamais pare,
    e obrigado pois você foi UM dos responsáveis por me fazer gostar da matemática como diz o seu slogan (A FORMA COMO VOCÊ OLHA PRA MATEMÁTICA E O SEGREDO) SOMENTE FAÇO UMA OBSERVAÇÃO TENTE ATUALIZAR O CONTEÚDO DELE

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